Adolescentes ou Aborrecentes
Líder da Rede de Adolescentes da Lagoinha, Wagner Corrêa, fala dos desafios da adolescência, em alento e incentivo aos pais. E aos próprios adolescentes...
“É possível uma adolescência saudável, mesmo passando por tudo que é característico da faixa etária. As escolhas certas vão fazer toda diferença”
Adolescência, ótima fase da vida! Mas para alguns, ela é motivo de grande desconforto e algo associado a rebeldia, problema, “aborrecência”, drogas, sexo, gangs, pichações, gravidez indesejada, AIDS e DST etc. Para alguns pais, é uma verdadeira guerra. No entanto, podemos olhar com outros olhos e nos prepararmos melhor para conviver com esta riquíssima faixa etária. Tanto os pais quanto os adolescentes, os líderes e educadores, podem ganhar muito com o aprendizado, o crescimento e o relacionamento saudável e harmonioso.
A adolescência é uma época de muitas mudanças e escolhas, muitos conflitos e transformações, aprendizado e convivência com outras pessoas diferentes da família. Verdadeiramente, é uma crise, mas uma crise para crescimento e amadurecimento. Por ser uma crise, não significa que ela deve resultar em graves problemas. Pelo contrário! Muitas pessoas passaram e passam por esta fase sem se envolver com as confusões que cercam esta idade. É possível uma adolescência saudável, mesmo passando por tudo que é característico da faixa etária. As escolhas certas vão fazer toda diferença. As amizades saudáveis também. Os cuidados com a mídia e os ensinos certos vão contribuir muito para que os adolescentes tomem a decisão de ficarem longe de modelos errados; de buscar a Deus em primeiro lugar, que é o mais importante para um crescimento longe das confusões.
O aprendizado e as escolhas não são só para os adolescentes, mas para os pais e todos que se relacionam com eles. Para os pais, é uma nova fase e requer um novo aprendizado de como lidar com esta realidade tão diversa e plural. É necessário participar de palestras, cursos, ler livros e se atualizar com a vida dos “teens”. Pais e educadores precisam utilizar todos os recursos que podem para contribuir com a formação da garotada. Então, não fique parado! Corra atrás de informação e conhecimento, porque eles estão “a mil por hora”, e não ficam parados.
As igrejas, sabendo dessa realidade, precisam investir muito na adolescência. Adolescentes possuem potencial, por isso não podem ficar parados, pois são dispostos, talentosos, motivados e animados para toda boa obra e geram muitos frutos e vida para o Reino de Deus. Logo, você, adolescente, pode se envolver com uma galera de “pura adrenalina”, com as mais variadas atividades para sua idade: Cultos, dança, teatro, música, acampamentos, passeios, gincanas, caminhadas ecológicas, esportes, e muito mais. E vocês, pais, invistam nos seus filhos, acompanhe-os a igreja. Adolescentes para nós não são “aborrecentes”. São bênção e abençoadores. Esperamos por vocês, pais e adolescentes!
:: Por Wagner Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
dEIXE AQUI SUA OPINIÃO QUE NOS SERÁ MUITO IMPORTANTE. DEUS ABENÇOE!!!